
Você já torceu o nariz para um objeto usado sem nem dar uma pequena olhada nele? Bom, isso já aconteceu com todos nós. Até pouco tempo atrás, tudo que não saía da loja era visto com desdém. Porém os utensílios de segunda mão foram ressignificadosrecentemente e, finalmente, estão começando a ganhar a importância que merecem.
Sendo assim, trazer para a sua casa produtos que não são novos pode ter uma série de vantagens. Algumas que você nem tinha imaginado. Venha descobrir tudo o quevocê pode ganhar ao investir em um objeto de segunda mão para o seu lar ou parao seu dia a dia.
O que você ganha ao trazer utensílios de segunda mão para a sua casa
"Além da vantagem econômica, já que a maioria dos itens usados são vendidos com descontos sobre o valor original, o consumidor que opta por adquirir um produtode segunda mão ao invés de um novo contribui para a sustentabilidade da vida noplaneta”, informa o Instituto Akatu, especializado em Consumo Consciente, sobre as vantagens da compra e venda de utensílios de segunda mão.
Aliado a isso, o relatório GlobalData ainda aponta que, se em um ano, cada pessoa no mundo comprasse um item usado em vez de um novo pelo menos uma vez, é possíveleconomizar algo em torno de 95 bilhões de litros de água, além de deixar deemitir mais de 2,5 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2).
Ou seja, os benefícios são incríveis tanto para o seu bolso quanto para a saúde do mundo em que vivemos. Parece uma atitude pequena, mas se cada um tomar consciência do potencial da compra e da venda de utensílios usados tanto para a economia quanto para a ecologia, é possível fazer toda a diferença.
Algumas das principais vantagens de investir em objetos de segunda mão
Ao buscar objetos usados para a sua casa (e para a sua vida), você tem uma série de benefícios. Alguns deles são:
- Reduzir custos
- Ajudar o meio-ambiente
- Dar nova vida ao seu lar
- Preservar recursos naturais
- Trazer mais praticidade ao seu dia a dia
- Ter a emoção de uma caçada ao tesouro
- Encontrar itens únicos
- Apoiar a negócios e comércios locais
- Produzir menos lixo
- Emitir menos gases na atmosfera
- Criar customizações
- Economizar água
- Fazer a diferença no planeta
Dicas para aproveitar as oportunidades do mercado de segunda mão
Agora a que você já sabe tanto do potencial quanto da importância do comércio de objetos usados, ter algumas dicas de como aproveitar as suas oportunidades vem bem a calhar. Então confira nosso guia rápido:
Não vá direto no novo
Ao perceber que precisa de um objeto para a sua casa, não pesquise apenas um produto novo. Muitas vezes, a oportunidade de adquirir um utensílio de segunda mão está bem à sua frente. Ele pode ser encontrado com pouco uso, em ótimas condições, por um custo bem menor e ainda tendo o bônus de ajudar o planeta.
Cuidado com os preços
Claro, o custo de objetos usados costuma ser mais baixo do que o de um novo na loja. Por outro lado, valores absurdamente abaixo podem acabar dando dores de cabeça. O melhor é buscar por um mix de valor e qualidade, até para ter uma experiência positiva e continuar investindo no que é de segunda mão.
Converse com outras pessoas
Conheceu alguém que já compra objetos de segunda mão? Então troque ideias e pegue dicas. Ao encontrar mais pessoas com o mesmo interesse, você incentiva essa cultura, que é imensamente positiva para as próprias finanças pessoais, assim como para onosso meio-ambiente.
Encontre o essencial
Parte do poder dos objetos de segunda mão é poder colocar aquilo que estava parado em uso novamente. Então, busque apenas utensílios que tenham o potencial de seressenciais para você. Comprar algo que vai voltar a ficar parado acaba sendo umenorme desperdício.
É uma via de mão dupla
Você também pode passar para frente aquilo que não usa mais. Afinal, quem apenas fica juntando objetos, pode acabar com um excesso de acúmulo e com uma tremenda falta de espaço. Reciclar tem a ver também com dar novas oportunidades ao que você não usa mais.
Sites especializados podem te ajudar
Além dos grandes portais que têm um pouco de tudo, uma das grandes novidades da economia circular é ver o crescimento dos nichos. Existem sites especializados que fazem uma curadoria de qualidade em produtos mais específicos, incentivando suacompra e venda.
Um exemplo está aqui, na Espaço Gourmet Circular, pioneira em utensílios de cozinha de segunda mão.