Cuidando do planeta. Desapegue!

  • ABOUT
  • BLOG
  • CONTACT
  • CONNECT

O Desapego, a Maturidade e o Encerramento de Ciclos

Como desapegar de um item, deixar de lado pode representar o fim de um ciclo (e o início de outro)

 

Todos nós temos um objeto que está ali, guardado no fundo de um armário há anos, mas que não doamos ou vendemos a ninguém simplesmente por um excesso de apego. Mas será que abandoná-lo assim é a melhor forma de demonstrar o amor por esse item? Muitas vezes, o desapego pode ser uma forma de encerrar o ciclo que tivemos com aquilo que nos fez tão bem, e é exatamente o que você vai ver aqui hoje. 

Afinal, ao desapegar,estamos dando a oportunidade do objeto finalmente viver um novo ciclo e trazer toda uma renovada alegria a outra pessoa. E isso é um sinal de maturidade, como bem indicam os especialistas. 

Hoje você vai entender a função cíclica do desapego, quais são os benefícios dele para você e como colocá-lo em prática. Confira:  

Porque o desapego é importante e demonstra maturidade 

"Encerrar ciclos é um nobre exercício de desapego e parte do nosso processo de maturidade", explica Luiza Brasil, empresária e jornalista com foco em bem-estar, empreendorismo feminino, protagonismo racial e moda. 

A isso, Luiza questiona: "É fácil? Não! Ésimples? Jamais! É rápido? Nem pensar! Finalizar parcerias, assim como as obras que escolhemos “dentro” e “fora” da gente, não significa o fim, mas o começo de um outro lugar".  

Ao desapegarmos de uma peça de roupa que amávamos, mas não usamos há séculos, ou de um item da sua cozinha que vivia no seu dia a dia, mas agora está no fundo da gaveta porque você tem um novo, estamos permitindo que esse objeto ganhe uma nova oportunidade também. 

E, nesse processo de desapegar de um item tão amado, a maturidade floresce. Afinal, a maturidade também está em deixar fluir, em não se agarrar para sempre. Isso vale não apenas para sentimentos, mas também para itens de valor sentimental. "Encerrar também é um nobre exercício de desapego e parte do nosso processo de maturidade.

 Exige cuidado e sabedoria. Não merece a nossa impulsividade e sentimentos negativos como a raiva e o rancor, mas sim a sinceridade de uma conversa e o reconhecimento do aprendizado e do que fica de positivo. É organizar, valorizar, renovar e fluir", complementa muito bem a especialista.

 

As vantagens dedesapegar   

O que não faltam são benefícios no ato de praticar o desapego a um item. Confira alguns dos principais: 

  • -> Mais espaço para algo novo 
  • -> Menos abandono daquilo que você não usa mais 
  • -> Oportunidades de experimentar novas sensações
  • -> Encerramento de ciclos
  • -> Encontrar a maturidade de aprender a deixar para trás
  • -> Saber que alguém vai aproveitar muito bem o objeto que você tanto cativou 
  • -> Sentir a liberdade de passar para frente 

 

Como dar um novo ciclo ao seu item

Agora que você conhece a importância do despego e sua relação com a maturidade, além dos benefícios que tal ato proporciona a você, um guia rápido de como colocá-lo em prática vem a calhar. Conheça algumas dicas para dar destino ao que você não usa mais:

 

Aplique a regra 2 

Ela é apenas uma sugestão, mas acaba mostrando muito bem o que ainda é necessário e o que precisamos desapegar. A regra é muito simples: se um objeto está guardado há 2 anos, é hora de dar um novo destino a ele. Afinal, é muito difícil que a gente volte a usar algo que está parado há tanto tempo.

 

Melhor do que a gaveta, é a memória 

Ter em mente que um item guardado é um item sem vida útil acaba alterando completamente a nossa percepção. Não há porque deixar abandonado ao fundo de uma gaveta se você tem um local muito melhor para armazenar: nos nossos corações. Não é necessário ficar com o item físico para sempre se ele está parado, é hora de dar a um novo alguém que faça um bom uso.

 

Mantenha fotos 

Parece bobo, mas faz toda a diferença. Deixe guardada uma imagem de recordação com a blusa que você tanto gostava, utilizando aquele jogo de louças especial ou, até mesmo, perto de um objeto decorativo da casa. É uma forma de respeitar a memória, guardar algo e, mesmo assim, entender que, se a vida útil acabou, é hora de ir em frente.

 

Não tenha medo de dar valor  

Se aquilo tem valor para você, muito provavelmente vai ter valor para outras pessoas. Ainda mais se estiver em um estado de conservação interessante. Sendo assim, busque a venda do item em vez da simples doação. Afinal, dessa forma, você não vai passar por uma sensação de perda e, em contrapartida, quem comprar pode valorizar ainda mais. 

 

Procure vendedores especializados  

Hoje, o desapego vai muito além das roupas. Todos os objetos tem lojas especializadas para vendas de semi-novos. E vale destacar: um item de cozinha é perfeito para o Espaço Gourmet Circular, o 1º site brasileiro especializado e exclusivo de produtos de cozinha de segunda-mão.  

 

Anterior
  Cozinha e bem-estar: como cozinhar pode ser uma...
Próximo
 Voltar ao site
Powered by Strikingly
Create a site with
This website is built with Strikingly.
Create yours today!

This website is built with Strikingly.

Create your FREE website today!

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OKSubscrições powered by Strikingly